O MOVIMENTO BARRA LIVRE – EMANCIPAÇÃO DA REGIÃO
A Barra da Tijuca é por excelência vocacionada para
o entretenimento, turismo fluvial e terrestre, explorando seus recortes
bucólicos, atraentes e ampla diversidade.
Por
O
MOVIMENTO BARRA LIVRE NA MÍDIA:
Emancipacionistas da Região projetam uma revolução urbana, pujante, social e integrada
Em meio ao caos urbano, degradação ambiental, segurança, saúde, ausência de mobilidade àaltura das suas necessidades, a Barra da Tijuca, localizada no Rio de Janeiro, clama por uma retomada, focada na sua vocação como centro de referência, dotando a região com uma infraestrutura dinâmica. Com esses adjetivos calcado em estudos técnicos de viabilidade econômica e social, emancipacionistas promovem uma ampla campanha para tornar a região em cidade.
A Região é por
excelência vocacionada para o entretenimento, turismo fluvial e terrestre,
explorando seus recortes bucólicos, atraentes e ampla diversidade. Um habitat
que possui tudo para que um administrar vocacionado, possa desenvolver sua
força motriz, gerando divisas, empregos e projetar o pais no exterior. Os
emancipacionistas em suas palestras, esclarecem os objetivos do movimento,
enquanto elaboram estudos de viabilidade para desenvolver e projetar a Barra da
Tijuca no cenário internacional.
Coletiva de
Imprensa
Um dos eventos
realizados com a presença de convidados, o Movimento Barra Livre realiza Coletivas
de Imprensa, para apresentação do projeto emancipacionista da Região. Os
trabalhos são mediados pelo jornalista Roberto Monteiro Pinho, que direciona as
perguntas para aos coordenadores das áreas: Ambiental, Mobilidade Urbana,
Transporte, Segurança, Saúde, Educação, Terceiro Setor, Urbanismo,
Entretenimento e Turismo. A presença de jornalistas, lideranças comunitárias e
empresariais, dá suporte com os esclarecimentos fundamentais sobre as ações em
prol da Emancipação.
– Segundo o
coordenador do Movimento, Roberto Monteiro Pinho, os trabalhos do grupo, são
realizados em duas frentes: 1. a campanha de esclarecimentos e 2. a mobilização
dos moradores. “Estamos reunindo subsídios com personalidades que estão na
Região há mais de 40 anos. São empresários e moradores que acreditaram no seu
potencial, numa região pantanosa, e alavancaram seus negócios comprometidos com
o turismo, e na construção civil, apostando ainda mais, na direção de sua
emancipação, para tornar a região com alta potencialidade e desenvolvimento
econômico e social – salienta Monteiro.
Pesquisa
Pesquisa realizada
pelo Movimento Barra Livre com apoio da Associação Nacional e Internacional de
Imprensa – ANI e sua Comissão Especial de Emancipação e Assuntos Institucionais
apontam que 97% dos moradores da Região da Barra da Tijuca (AP42) são favoráveis
à sua emancipação. Os números estão acima do resultado do Plebiscito de 1988,
quando os moradores votam SIM pela emancipação). A Planilha da enquete nominou
as questões da Mobilidade Urbana, Segurança, Saúde, Educação e Meio Ambiente,
tendo como destaque na ordem de escolha a Mobilidade Urbana e a Segurança como
o maior de todos os problemas da região. A Pesquisa informal com moradores na
Região da Planta AP42, (realizada pelas redes sociais), ouviu 1552 pessoas
entre os dias 2 e 10 de fevereiro de 2023, .
A Miami brasileira
Tida como a Miami
brasileira, a Barra da Tijuca possui forte potencial turístico e financeiro, é
a segunda região em arrecadação fiscal e tributos no Estado, e por essa razão
sua infraestrutura deveria ser uma das melhores do país. No transporte a
integração com o Metrô é fator importante, dos que apostam na sua emancipação,
e desejam estender a linha até o Recreio. Com as Olímpiadas de 2016, a região
se tornou referência internacional. Desde então os compromissos garantidos pelo
então prefeito Eduardo Paes, nunca forma implementados.
Além de condomínios
de prédios com total infraestrutura, cercados por mansões, onde
moram estrelas da TV e da música, a Barra é também um Polo
empresarial em franca expansão. Destacados setores da vida econômica do
país, investiram na Região, a partir do legado Olímpico, que entre outros
emergiu o Polo de Golfe que hoje é referência internacional. O político e
empreendedor Ney Suassuna, presidente da Acibarra, elegeu a Barra da Tijuca seu
local para morar com a família e receber amigos. Nomes do top negócios possuem
imóveis na Região.
Sedes de
multinacionais, à exemplo da Shell, Esso, Vale, Michelin, Golden Cross, Unimed,
TIM Telefonia e o setor financeiro e exportação. As representantes das marcas
de automóveis internacionais, Mercedes, AUDI, Rolls Royce, Ferrari, Bugatti,
BMW, Porche, Volvo, Jaguar, Corola, Honda, Mega Shoppings, entre outras, estão na Região.
Lideranças
O coordenador geral
do Movimento, jornalista, escritor e Presidente da Associação Nacional e
Internacional de Imprensa – ANI Roberto Monteiro Pinho, ao lado de lideranças
da região, aposta na viabilidade de tornar a Barra da Tijuca um Centro Financeiro
Internacional de referência, concentrando grandes Fundos e Bancos de
Investimentos, pontuados com núcleos de negócios na área mineral, retomar o
Grande Prêmio de Fórmula 1, a Bolsa de Valores para operar títulos nacionais e
internacionais capitaneados pelo agro brasileiro. Grande eventos do setor automobilístico,
golfe, Parques Temáticos, gerando mais de 50 mil empregos diretos.
– Além do que é preciso um olhar singelo nas comunidades, implantando Creches e unidades de Saúde para atender a sua população. Vamos recompor e resgatar as iniciativas esquecidas pelo ente público nas periferias sumariamente importantes para o eco sistema e proporcionar qualidade de vida para todos– frisa.
Os principais pólos do entretenimento no mundo
O balneário
de Ibiza com 571,6 km² é uma das ilhas Baleares, com arquipélago
da Espanha situado no Mar Mediterrâneo. Ela é conhecida pela badalada vida
noturna da cidade de Sant Antoni. É por excelência o destino número 1 no
quesito festas do verão Europeu! A estrutura
começa desde a facilidade de acesso com a pré-venda de tickets para as baladas
o que permite economizar cerca de 10 a 20 euros do preço de venda direta. Um
dos pontos altos da cidade são as ruas de pedestres, suporte para o turista, e
dezenas de Marinas, que suportam até 30 mil embarcações atracadas.
Marbella com
141.463 mil habitantes (2016) é uma cidade e área turística situada na Costa
del Sol, no sul da Espanha, que faz parte da região da Andaluzia. A cordilheira
Sierra Blanca é o pano de fundo de 27 km de praias de areia do Mediterrâneo,
mansões, hotéis e campos de golfe. A Barra da Tijuca possui exatamente o mesmo
27 km de praia dedo balneário. A oeste da cidade de Marbella, La Milla de Oro
(Milha de Ouro), se destaca com casas noturnas de prestígio e propriedades
costeiras, leva à marina de Puerto Banús, repleta de iates luxuosos e cercada
por lojas e bares sofisticados.
O MOVIMENTO BARRA LIVRE
Miami com 439.890
habitantes (2021) é uma cidade internacional no extremo sudeste da Flórida. Sua
influência cubana se reflete nos cafés e lojas de charutos que ocupam a Calle
Ocho, em Little Havana. Nas águas de cor azul-turquesa da Biscayne Bay ficam
Miami Beach e South Beach, um bairro glarmouroso conhecido por suas construções
coloridas em art déco, areia branca, hotéis para surfistas e
casas noturnas famosas.
Barra da Tijuca,
com Bares e eventos temáticos são molas propulssoras do desenvolvimento
regional. E o Entretenimento, ao lado do ramo imobiliário, um dos pontos com
maior potencialidade na Região. Uma das propostas dos emancipacionistas é a
criação de corredores da gastronomia e os culturais, com braço dos grandes
chefes do mundo, se apresentando em eventos mensais.
O Brasil possui
dois entre os 15 melhores novos bares do mundo
1º – Aspen & Meursault (Londres, Reino Unido)
2º – Sidney’s Five (Nova York,
EUA)
3º – Offsuit (Boston, EUA)
4º – All Season Brewing Co (Los
Angeles, EUA)
5º – Margot Natural Wine Bar
(Miami, EUA)
6º – Life on Marz Community Club
(Chicago, EUA)
7º – Projet Pilote (Montreal,
Canadá)
8º – La Textil (Barcelona,
Espanha)
9º – Bafo da Prainha (Rio de
Janeiro, Brasil)
10º – La Cruda (Madri, Espanha)
11º – CoChinChina (Buenos Aires,
Argentina)
12º – Classique (Paris, França)
13º – Santana Bar (São Paulo, Brasil
14º – Hope St. Radio (Melbourne, Austrália
15º – Dean and Nancy on 22
(Sydney, Austrália).
O Movimento nasceu e tomou força, com a participação de idealistas, coesos e comprometidos, tendo a frente empreendedores, biólogos, arquitetos, paisagistas e ambientalistas. São lideranças de entidades civis, comunitárias que atuam, vivem na região. Conhecem suas agruras e necessidades, O Barra Livre vai organizar podcast periódicos, para debater com lideranças especialmente convidadas os temas urgentes. Assim como, propostas para o novo município. Na segunda quinzena de março será realizado no histórico Arouca Barra Clube, a II Coletiva de Imprensa” – completou o coordenador.
Por: NA MIDIA
Comentários
Enviar um comentário