O MOVIMENTO BARRA LIVRE – EMANCIPAÇÃO DA REGIÃO

A Barra da Tijuca é por excelência vocacionada para o entretenimento, turismo fluvial e terrestre, explorando seus recortes bucólicos, atraentes e ampla diversidade.

Por

 Uiara Zagolin

 

O MOVIMENTO BARRA LIVRE NA MÍDIA:

 

Emancipacionistas da Região projetam uma revolução urbana, pujante, social e integrada 


Em meio ao caos urbano, degradação ambiental, segurança, saúde, ausência de mobilidade àaltura das suas necessidades, a Barra da Tijuca, localizada no Rio de Janeiro, clama por uma retomada, focada na sua vocação como centro de referência, dotando a região com uma infraestrutura dinâmica. Com esses adjetivos calcado em estudos técnicos de viabilidade econômica e social, emancipacionistas promovem uma ampla campanha para tornar a região em cidade. 

A Região é por excelência vocacionada para o entretenimento, turismo fluvial e terrestre, explorando seus recortes bucólicos, atraentes e ampla diversidade. Um habitat que possui tudo para que um administrar vocacionado, possa desenvolver sua força motriz, gerando divisas, empregos e projetar o pais no exterior. Os emancipacionistas em suas palestras, esclarecem os objetivos do movimento, enquanto elaboram estudos de viabilidade para desenvolver e projetar a Barra da Tijuca no cenário internacional.

Coletiva de Imprensa

Um dos eventos realizados com a presença de convidados, o Movimento Barra Livre realiza Coletivas de Imprensa, para apresentação do projeto emancipacionista da Região. Os trabalhos são mediados pelo jornalista Roberto Monteiro Pinho, que direciona as perguntas para aos coordenadores das áreas: Ambiental, Mobilidade Urbana, Transporte, Segurança, Saúde, Educação, Terceiro Setor, Urbanismo, Entretenimento e Turismo. A presença de jornalistas, lideranças comunitárias e empresariais, dá suporte com os esclarecimentos fundamentais sobre as ações em prol da Emancipação

– Segundo o coordenador do Movimento, Roberto Monteiro Pinho, os trabalhos do grupo, são realizados em duas frentes: 1. a campanha de esclarecimentos e 2. a mobilização dos moradores. “Estamos reunindo subsídios com personalidades que estão na Região há mais de 40 anos. São empresários e moradores que acreditaram no seu potencial, numa região pantanosa, e alavancaram seus negócios comprometidos com o turismo, e na construção civil, apostando ainda mais, na direção de sua emancipação, para tornar a região com alta potencialidade e desenvolvimento econômico e social – salienta Monteiro.

Pesquisa

Pesquisa realizada pelo Movimento Barra Livre com apoio da Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI e sua Comissão Especial de Emancipação e Assuntos Institucionais apontam que 97% dos moradores da Região da Barra da Tijuca (AP42) são favoráveis à sua emancipação. Os números estão acima do resultado do Plebiscito de 1988, quando os moradores votam SIM pela emancipação). A Planilha da enquete nominou as questões da Mobilidade Urbana, Segurança, Saúde, Educação e Meio Ambiente, tendo como destaque na ordem de escolha a Mobilidade Urbana e a Segurança como o maior de todos os problemas da região. A Pesquisa informal com moradores na Região da Planta AP42, (realizada pelas redes sociais), ouviu 1552 pessoas entre os dias 2 e 10 de fevereiro de 2023, .



A Miami brasileira

Tida como a Miami brasileira, a Barra da Tijuca possui forte potencial turístico e financeiro, é a segunda região em arrecadação fiscal e tributos no Estado, e por essa razão sua infraestrutura deveria ser uma das melhores do país. No transporte a integração com o Metrô é fator importante, dos que apostam na sua emancipação, e desejam estender a linha até o Recreio. Com as Olímpiadas de 2016, a região se tornou referência internacional. Desde então os compromissos garantidos pelo então prefeito Eduardo Paes, nunca forma implementados.

Além de condomínios de prédios com total infraestruturacercados por mansõesonde moram estrelas da TV e da música, a Barra é também um Polo empresarial em franca expansão. Destacados setores da vida econômica do país, investiram na Região, a partir do legado Olímpico, que entre outros emergiu o Polo de Golfe que hoje é referência internacional. O político e empreendedor Ney Suassuna, presidente da Acibarra, elegeu a Barra da Tijuca seu local para morar com a família e receber amigos. Nomes do top negócios possuem imóveis na Região.

Sedes de multinacionais, à exemplo da Shell, Esso, Vale, Michelin, Golden Cross, Unimed, TIM Telefonia e o setor financeiro e exportação. As representantes das marcas de automóveis internacionais, Mercedes, AUDI, Rolls Royce, Ferrari, Bugatti, BMW, Porche, Volvo, Jaguar, Corola, Honda, Mega Shoppings, entre outras, estão na Região. 

Lideranças

O coordenador geral do Movimento, jornalista, escritor e Presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI Roberto Monteiro Pinho, ao lado de lideranças da região, aposta na viabilidade de tornar a Barra da Tijuca um Centro Financeiro Internacional de referência, concentrando grandes Fundos e Bancos de Investimentos, pontuados com núcleos de negócios na área mineral, retomar o Grande Prêmio de Fórmula 1, a Bolsa de Valores para operar títulos nacionais e internacionais capitaneados pelo agro brasileiro. Grande eventos do setor automobilístico, golfe, Parques Temáticos, gerando mais de 50 mil empregos diretos. 

– Além do que é preciso um olhar singelo nas comunidades, implantando Creches e unidades de Saúde para atender a sua população. Vamos recompor e resgatar as iniciativas esquecidas pelo ente público nas periferias sumariamente importantes para o eco sistema e proporcionar qualidade de vida para todos– frisa.


Os principais pólos do entretenimento no mundo

O balneário de Ibiza com 571,6 km² é uma das ilhas Baleares, com arquipélago da Espanha situado no Mar Mediterrâneo. Ela é conhecida pela badalada vida noturna da cidade de Sant Antoni. É por excelência o destino número 1 no quesito festas do verão Europeu! A estrutura começa desde a facilidade de acesso com a pré-venda de tickets para as baladas o que permite economizar cerca de 10 a 20 euros do preço de venda direta. Um dos pontos altos da cidade são as ruas de pedestres, suporte para o turista, e dezenas de Marinas, que suportam até 30 mil embarcações atracadas.

Marbella com 141.463 mil habitantes (2016) é uma cidade e área turística situada na Costa del Sol, no sul da Espanha, que faz parte da região da Andaluzia. A cordilheira Sierra Blanca é o pano de fundo de 27 km de praias de areia do Mediterrâneo, mansões, hotéis e campos de golfe. A Barra da Tijuca possui exatamente o mesmo 27 km de praia dedo balneário. A oeste da cidade de Marbella, La Milla de Oro (Milha de Ouro), se destaca com casas noturnas de prestígio e propriedades costeiras, leva à marina de Puerto Banús, repleta de iates luxuosos e cercada por lojas e bares sofisticados.

O MOVIMENTO BARRA LIVRE

Miami com 439.890 habitantes (2021) é uma cidade internacional no extremo sudeste da Flórida. Sua influência cubana se reflete nos cafés e lojas de charutos que ocupam a Calle Ocho, em Little Havana. Nas águas de cor azul-turquesa da Biscayne Bay ficam Miami Beach e South Beach, um bairro glarmouroso conhecido por suas construções coloridas em art déco, areia branca, hotéis para surfistas e casas noturnas famosas.

Barra da Tijuca, com Bares e eventos temáticos são molas propulssoras do desenvolvimento regional. E o Entretenimento, ao lado do ramo imobiliário, um dos pontos com maior potencialidade na Região. Uma das propostas dos emancipacionistas é a criação de corredores da gastronomia e os culturais, com braço dos grandes chefes do mundo, se apresentando em eventos mensais.

O Brasil possui dois entre os 15 melhores novos bares do mundo

1º – Aspen & Meursault (Londres, Reino Unido)


2º – Sidney’s Five (Nova York, EUA)


3º – Offsuit (Boston, EUA)


4º – All Season Brewing Co (Los Angeles, EUA)


5º – Margot Natural Wine Bar (Miami, EUA)


6º – Life on Marz Community Club (Chicago, EUA)


7º – Projet Pilote (Montreal, Canadá)


8º – La Textil (Barcelona, Espanha)


9º – Bafo da Prainha (Rio de Janeiro, Brasil)


10º – La Cruda (Madri, Espanha)


11º – CoChinChina (Buenos Aires, Argentina)


12º – Classique (Paris, França)

13º – Santana Bar (São Paulo, Brasil

14º – Hope St. Radio (Melbourne, Austrália


15º – Dean and Nancy on 22 (Sydney, Austrália).

O Movimento nasceu e tomou força, com a participação de idealistas, coesos e comprometidos, tendo a frente empreendedores, biólogos, arquitetos, paisagistas e ambientalistas. São lideranças de entidades civis, comunitárias que atuam, vivem na região. Conhecem suas agruras e necessidades, O Barra Livre vai organizar podcast periódicos, para debater com lideranças especialmente convidadas os temas urgentes. Assim como, propostas para o novo município. Na segunda quinzena de março será realizado no histórico Arouca Barra Clube, a II Coletiva de Imprensa” – completou o coordenador.

Por: NA MIDIA

Comentários

Mensagens populares deste blogue