BARRA DA TIJUCA:
Emancipacionistas organizam plebiscito para região se tornar cidade
Em meio ao caos urbano, degradação ambiental, segurança, saúde, e nível
intolerante de mobilidade urbana, a
Barra da Tijuca, localizada na zona oeste da capital do Rio de Janeiro, está mobilizada
para resgatar sua vocação como centro de referência urbana, dotando a região
com uma infra-estrutura dinâmica e moderna. Com esses adjetivos calcados em
estudos técnicos de viabilidade econômica e social, emancipacionistas promovem
uma campanha para a região se tornar cidade.
A Região da Barra é por excelência vocacionada para o entretenimento, do
turismo fluvial e terrestre, se explorado seus recortes bucólicos, atraentes e
ampla diversidade da sua natureza, com espaço territorial, para uma
administração independente, vocacionada no desenvolver da sua real capacidade,
gerando divisas, empregos e poder levar sua imagem ao exterior, buscado parcerias
e empreendimentos para gerir a economia e criar empregos. Os emancipacionistas,
estão esclarecendo os objetivos do movimento, enquanto elaboram estudos de
viabilidade para desenvolver e projetar a Barra da Tijuca no cenário
internacional.
Coletiva de Imprensa/Pesquisa
No primeiro semestre de 2024 o Movimento Barra Livre realizou uma Coletiva de Imprensa, virtual, para apresentação do projeto emancipacionista da Região. Os trabalhos foram mediados pelo jornalista Roberto Monteiro Pinho, que direcionou as perguntas para aos coordenadores das áreas: Ambiental, Mobilidade Urbana, Transporte, Segurança, Saúde, Educação, Terceiro Setor, Urbanismo, Entretenimento e Turismo. A participação de jornalistas, lideranças comunitárias e empresariais, referendou a proposta da reunião, com os esclarecimentos fundamentais sobre as ações do Movimento.
Segundo o coordenador do Movimento, jornalista Roberto Monteiro Pinho, os trabalhos do grupo são realizados em duas frentes: a campanha de esclarecimentos e a mobilização dos moradores.
“Estamos reunindo subsídios com
personalidades que estão na Região há mais de 40 anos. São empresários que
acreditaram no seu potencial, numa região pantanosa, e alavancaram seus
negócios comprometidos com o turismo, e na construção civil, apostando ainda
mais, na direção de sua emancipação, para tornar a região com alta
potencialidade e desenvolvimento econômico e social – salienta Monteiro.
Pesquisa realizada pelo Movimento Barra Livre com apoio da Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI e sua Comissão Especial de Emancipação e Assuntos Institucionais apontam que 97% dos moradores da Região da Barra da Tijuca (AP4.2) são favoráveis a sua emancipação. A enquete nominou as questões da Mobilidade Urbana, Segurança, Saúde, Educação e Meio Ambiente, tendo como destaque na ordem de escolha a Mobilidade Urbana e a Segurança como o maior de todos os problemas da região.
A Pesquisa informal (realizada por rede social),consultou 552 pessoas entre os dias 2 e 10 de fevereiro de 2024.
A Miami brasileira
O dirigente cita a Miami brasileira, destacando a Barra da Tijuca que possui forte potencial
turístico e financeiro, "é a segunda região em arrecadação fiscal e
tributos no Estado, e por essa razão sua infraestrutura deveria ser uma das
melhores do país. No transporte a integração com o Metrô, é fator importante,
dos que apostam na sua emancipação, e desejam estender a linha até o Recreio.
Com as Olimpíadas de 2016, a região se tornou referência internacional. O
projeto ficou no papel, e com o crescimento populacional, a região vive um
colapso no trânsito"- destacou.
Além de condomínios de prédios com total infraestrutura, cercados
por mansões, onde moram empresários, estrelas da TV e da
música, a Barra é também um Pólo empresarial em franca
expansão. Destacados setores da vida econômica do país, investiram na
Região, a partir do legado Olímpico, que entre outros empreendimentos emergiu o Campo de Golfe Olímpico, que é referência internacional. O político e empreendedor Ney Suassuna,
presidente da Acibarra, elegeu a Barra da Tijuca seu local para morar com a
família e receber amigos. Nomes do cenário nacional e internacional de negócios
possuem propriedades na Região.
Sedes de multinacionais, a exemplo da Shell, Esso, Vale, Michelin, Golden Cross, Unimed, TIM Telefonia, entre outras, estão na Região. O coordenador geral do Movimento, jornalista, escritor e Presidente da Associação Nacional e internacional de Imprensa – ANI, Roberto Monteiro Pinho ao lado de outras lideranças, aposta na viabilidade de tornar a Barra da Tijuca um Centro Financeiro Internacional, concentrando Fundos e Bancos de Investimentos, com núcleos de negócios na área mineral, trazer o Grande Prêmio de Fórmula 1, a Bolsa de Valores para operar títulos nacionais e internacionais capitaneados pelo agro brasileiro, para gerar mais de 50 mil empregos diretos e indiretos, construção de um Porto Marina, e Polo de Moda reunindo grifes internacionas.
“Além do que é preciso um olhar singelo nas comunidades, implantando creches e unidades de Saúde para atender a sua população”. Vamos recompor e resgatar as iniciativas esquecidas pelo ente público, assumindo uma postura administradora séria e focada, – frisou o dirigente.
Os principais polos do entretenimento no mundo
O balneário de Ibiza com 571,6 km² é uma das ilhas
Baleares, com arquipélago da Espanha situado no Mar Mediterrâneo. Ela é
conhecida pela badalada vida noturna da cidade de Sant Antoni. É por
excelência o destino número 1 no quesito festas do verão Europeu! A
estrutura começa desde a facilidade de acesso com a pré-venda de tickets para
as baladas, o que permite economizar cerca de 10 a 20 euros do preço de venda
direta. Um dos pontos altos da cidade são as ruas de pedestres, suporte para o
turista, e dezenas de Marinas, que suportam até 30 mil embarcações atracadas.
Marbella com 141.463 mil habitantes (2016) é uma cidade e área turística
situada na Costa del Sol, no sul da Espanha, que faz parte da região da
Andaluzia. A cordilheira Sierra Blanca é o pano de fundo de 27 km de praias de
areia do Mediterrâneo, mansões, hotéis e campos de golfe. A Barra da Tijuca
possui exatamente o mesmo 27 km de praia dedo balneário. A oeste da cidade de
Marbella, La Milla de Oro (Milha de Ouro), se destaca com casas noturnas de
prestígio e propriedades costeiras, leva à Marina de Puerto Banús, repleta de
iates luxuosos e cercada por lojas e bares sofisticados.
Miami com 439.890 habitantes (2021) é uma cidade internacional no
extremo sudeste da Flórida. Sua influência cubana se reflete nos cafés e lojas
de charutos que ocupam a Calle Ocho, em Little Havana. Nas águas de cor
azul-turquesa da Biscayne Bay ficam Miami Beach e South Beach, um bairro
glamouroso conhecido por suas construções coloridas em art déco, areia
branca, hotéis para surfistas e casas noturnas famosas.
A Barra da Tijuca, com seus Bares e gastronomia, reúne eventos temáticos que
são molas propulsoras do desenvolvimento
regional, e o entretenimento, ao lado do ramo imobiliário, apontados como um
dos pontos com maior potencialidade na Região.
O Brasil possui dois entre os 15 melhores novos bares do mundo
1º – Aspen & Meursault (Londres, Reino Unido)
2º – Sidney’s Five (Nova York, EUA)
3º – Offsuit (Boston, EUA)
4º – All Season Brewing Co (Los Angeles, EUA)
5º – Margot Natural Wine Bar (Miami, EUA)
6º – Life on Marz Community Club (Chicago, EUA)
7º – Projet Pilote (Montreal, Canadá)
8º – La Textil (Barcelona, Espanha)
9º – Bafo da Prainha (Rio de Janeiro, Brasil)
10º – La Cruda (Madri, Espanha)
11º – CoChinChina (Buenos Aires, Argentina)
12º – Classique (Paris, França)
13º – Santana Bar (São Paulo, Brasil)
14º – Hope St. Radio (Melbourne, Austrália)
15º – Dean and Nancy on 22 (Sydney, Austrália).
O Movimento surgiu com a participação de regionalistas, apoiadores, idealistas,
coesos e comprometidos, ao lado de empreendedores, biólogos, arquitetos,
paisagistas e ambientalistas. São lideranças de entidades civis, comunitárias
que atuam, vivem na região, conhecem suas agruras e necessidades, A Associação
dos Emancipacionistas da Barra da Tijuca - AEBAT, organiza podcasts periódicos,
e debate com lideranças, especialmente convidadas, as propostas para o novo
município. "No inicio do ano de 2025 será realizada a IV Coletiva de Imprensa” –
completou o coordenador.
Da
Editoria: Núcleo de Conteúdo ANIBRPress/Imagens: Internet
Mais informações:
anibrpress@gmail.com
|barralivrepress@gmail.com
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